Biblioteca Nacional promove debate sobre literatura juvenil

Biblioteca nacional do Rio de Janeiro

Foi realizada nesta quinta-feira (16/12), no auditório Machado de Assis da Biblioteca Nacional, a última edição do ano do Leitura em Debate. O evento acontece uma vez por mês e traz um tema diferente a cada edição. Essa edição abordou a literatura infantil e contou com a presença dos escritores Pedro Bandeira e Thalita Rebouças, ambos autores reconhecidos no gênero.

- O programa tem uma característica diferenciada, porque como não é uma mesa de palestra, é um debate, um grande bate-papo, quando você vê o tempo acabou e parece que você está na sala da sua casa conversando. Tenho convidados que têm a propriedade para falar sobre aquele tema, então ninguém vem preparado para uma palestra, vem preparado para um debate, o que é o grande charme do programa – disse Ana Claudia Ramos, mediadora do evento há três anos, desde sua criação.

Durante o debate, os convidados trataram de vários temas como o hábito da leitura, a profissão de escritor, os desafios de se fazer literatura para jovens e crianças e os males da leitura como “obrigação” durante a escola. Além disso, deram dicas e conselhos para futuros escritores e causaram muitas risadas do público, que era formado, em sua maioria, por crianças e adolescentes, alguns acompanhados dos pais. Depois, os convidados responderam perguntas da plateia.

- Essa troca é muito importante, para mim e para eles. É uma chance de saber quem está lá do outro lado, rindo, se divertindo com o que eu escrevo. E eu amo esse público. Se eles saíram de casa para vir aqui ver a gente é porque eles gostam muito da gente e é muito bom receber esse carinho – disse Thalita Rebouças.

Créditos à Subsecretaria de comunicação social

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR