Porto do Rio ganha novo acesso para tráfego de caminhões

Porto do Rio

O primeiro grande projeto de revitalização do Porto do Rio foi inaugurado nesta sexta-feira (05/11), pelo Prefeito Eduardo Paes, com as presenças do ministro das Cidades, Márcio Fortes, e do secretário Estadual de Transportes, Julio Lopes. O Porto ganhou um novo acesso de 3km, interligado com a Avenida Brasil, na altura de Manguinhos, responsável pelo descongestionamento da via na saída do Caju. Cerca de 1.300 caminhões de grande porte deverão utilizar diariamente a nova pista, que passa por trás do cemitério São Francisco Xavier.

Antes da intervenção, os caminhões precisavam passar pelas imediações da Rodoviária Novo Rio para descarregar no Porto. As obras, que duraram 16 meses, consistiram no prolongamento da Rua Carlos Seixas até a Avenida Brasil, e na construção de duas pontes. A nova via recebeu o nome de Júlio Coutinho, em homenagem ao ex-prefeito do Rio, que faleceu em agosto de 2009.

- Esta intervenção será de enorme benefício para o fluxo viário da cidade do Rio. A eliminação do gargalo crônico que se dava no Cajú, deverá desobstruir muito os acessos à Avenida Brasil. Além disso, o novo acesso agregará mais dinamismo ao tráfego de carretas que entram e saem do Porto. Esta é só a primeira inauguração de uma série de melhorias que estão sendo desenvolvidas no Porto do Rio, que elevarão o equipamento a um nível de excelência logística – comemorou o secretário Julio Lopes.

Toda a parte de fiscalização ficará a cargo da Cet-Rio. Serão monitorados o acesso ao Viaduto Ataulfo Alves, em Benfica, que passará a fazer parte da rota de entrada do Porto, além da interseção entre as avenidas Prefeito Júlio Coutinho e Brasil, a fim de orientar os motoristas sobre a nova saída de caminhões. Serão instalados nos dois pontos painéis eletrônicos, com mensagens eletrônicas de atenção.

- Este projeto está engavetado há mais de 10 anos. A Avenida Brasil precisa ser pensada de forma inteligente, a fim de evitar os constantes congestionamentos. É um grande prazer poder entregar este obra e saber que o Rio de Janeiro está sendo enormemente beneficiado com isto – afirmou o prefeito Eduardo Paes.


Créditos a SETRANS-RJ

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR