quinta-feira, 11 de novembro de 2010

INVESTE RIO ganha seu primeiro posto avançado na Região Norte Fluminense

O presidente da INVESTE RIO, Maurício Chacur, e o presidente da Fundenor, José Carlos Menezes, assinaram hoje (10/11), convênio para facilitar o acesso de empreendedores das regiões norte e noroeste às linhas de financiamento da agência estadual de fomento. Com isso, a INVESTE RIO passará a ter um posto avançado de atendimento em Campos, na sede da fundação, que fica Avenida Presidente Vargas, 180 - bairro Pecuária. A solenidade de assinatura do convênio, que reuniu cerca de 60 pessoas na sede Fundenor, também contou com a participação do secretário de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Estado, Christino Áureo, do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico de Campos, Eraldo Barcelar, entre outras autoridades.

Segundo o presidente da INVESTE RIO, Maurício Chacur, a parceria consiste, entre outras medidas, no apoio técnico da fundação na consultoria e análise dos pleitos de financiamento de empresas locais à INVESTE RIO, além da promoção de ações que fortaleçam a economia local e contribuam para o desenvolvimento econômico e social sustentável dessas regiões.

- Este é o primeiro convênio firmado voltado para dar mais capilaridade aos nossos serviços financeiros. A ideia é aumentar a massa de investimentos nas regiões norte e noroeste, incentivando a implantação ou expansão de empresas de todos os portes – ressaltou Maurício Chacur.

A ideia do convênio surgiu após entendimentos entre o presidente da INVESTE RIO e o presidente da Fundenor. Durante a solenidade de assssinatura, José Carlos Menezes ressaltou que a parceria será fundamental para alavancar as empresas da região, principalmente dos setores industrial, de turismo e agronegócios. O secretário de Agricultura, por sua vez, destacou que a INVESTE RIO possui linhas de financiamento com taxas de juros excepcionais a partir de 2% ao ano.

No mês passado, os técnicos da Fundenor Sergio Linhares e Margot Paes participaram de treinamento com analistas de desenvolvimento da agência estadual de fomento para poderem atuar como consultores das empresas a fim de obter as linhas de financiamento.

- O papel dos técnicos será prospectar e orientar os empresários para dar entrada no processo de solicitação de financiamento, que é feito através das cartas consultas de crédito. Para isso, eles tiveram que passar por essa capacitação com profissionais do departamento de Enquadramento e do setor Operacional da agência – completou Maurício Chacur.

A ação conjunta visa atingir toda a região geoeconômica do Norte e Noroeste Fluminense, integrada pelos Municípios de Aperibé, Bom Jesus do Itabapoana, Cambuci, Campos dos Goytacazes, Carapebús, Cardoso Moreira, Conceição de Macabú, Italva, Itaocara, Itaperuna, Laje do Muriaé, Macaé, Miracema, Natividade, Porciúncula, Quissamã, Santo Antônio de Pádua, São Fidélis, São Francisco do Itabapoana, São João da Barra, São José de Ubá e Varre-Sai.

Créditos ao InvesteRio

Nenhum comentário:

Postar um comentário