Transportes públicos terão esquema especial na segunda e na terça

Créditos à Ascom da Secretaria de Transportes

A concessionária Barcas S/A vai operar com horários especiais nos dias 6 e 7 de setembro, próximas segunda e terça-feira, véspera e feriado da Independência. Na segunda-feira (6/9) nos períodos entre 6h e 10h e entre 16h e 20h, os intervalos da linha Praça XV-Niterói-Praça XV serão de 20 minutos. Nos demais horários, as saídas serão a cada 30 minutos. A linha Charitas-Praça XV funcionará nos horários de rush com intervalos de 13 a 20 minutos. Fora do rush, como de costume, os intervalos são de 50 minutos.

Na linha que atende a Ilha do Governador, as saídas do Cocotá serão às 7h, 8h, 10h20, 14h, 16h20, 18h40 e 21h. Partindo da Praça XV com destino à Ilha, as viagens serão às 9h10, 11h30, 15h10, 17h30, 18h40 e 19h0. Na terça-feira (7/9), conforme previsto nos quadros de horário, na linha Praça XV-Niterói-Praça XV as saídas serão a cada 30 minutos. As linhas de Charitas e do Cocotá não funcionarão no feriado. O quadro de horários do trajeto Praça XV-Paquetá-Praça XV não sofrerá alterações durante os dias 6 e 7 de setembro. As barcas irão operar normalmente. A promoção na tarifa de feriado pode ser aproveitada pelos turistas na terça-feira, dia 7.

No fim de semana, a SuperVia colocará trens extras para os torcedores que irão aos jogos do Campeonato Brasileiro. No sábado (4/9), o Botafogo recebe o Grêmio no Engenhão, às 18h30 e os torcedores poderão contar com trens especiais que partirão da estação de Engenho de Dentro, após o fim da partida, com destino a Japeri, Santa Cruz e Central do Brasil.

Já para a partida entre Flamengo e Santos, domingo (5/9), às 18h30, no Maracanã, haverá trens extras, partindo da Central do Brasil, com destino aos ramais de Santa Cruz, Japeri e Saracuruna, após o término do jogo. A SuperVia também irá disponibilizar uma composição especial que sairá da estação de Saracuruna, às 16h, com destino à Central do Brasil. Todos os trens extras são programados de acordo com a demanda e a concessionária sugere aos torcedores a aquisição do Cartão MultiPass, com as passagens de ida e volta antecipadas, com o objetivo de facilitar o embarque.

No feriado do dia 7 de setembro, a programação dos trens da SuperVia será especial, com os trens dos ramais Santa Cruz e Japeri fazendo serviço de parador, atendendo também os passageiros do ramal Deodoro. No dia 6 de setembro, a programação será normal de dias úteis e, no fim de semana, a circulação não terá alterações.

Metrô Rio terá esquema especial para os jogos do fim de semana

O metrô também terá esquema especial para os torcedores de Botafogo X Grêmio, no sábado (4/9), às 18h30. A concessionária oferece duas opções de trajeto combinado com integrações. O ônibus de integração Barra Expresso Via Nova América/Del Castilho faz um ponto extra próximo ao estádio João Havelange em dias de jogos e há ainda a possibilidade de integração com a SuperVia nas estações Central e São Cristóvão.

A concessionária também vai reforçar o número de bilheterias e agentes de segurança nas estações Maracanã e São Cristóvão para atender os torcedores que forem ao jogo entre Flamengo X Santos neste domingo (5/9), no estádio do Maracanã, às 16h. A operação especial começará uma hora antes da partida. O público também será orientado, por meio de avisos sonoros, a comprar o cartão eletrônico de volta com antecedência, já no momento do embarque, para evitar filas. O metrô e as linhas de ônibus Metrô Na Superfície (Ipanema/General Osório - Gávea e Botafogo/Gávea) circulam até a meia-noite no sábado e até as 23h no domingo.

Na segunda-feira (6/9), a Conexão Pavuna-Botafogo, com a viagem direta da Linha 2 até a estação Botafogo, vai funcionar normalmente das 5h até a meia-noite. Já na terça-feira (7/9), feriado de Independência do Brasil, o metrô vai operar das 7h às 23h. Nesse dia, os trens da Linha 2 vão circular de Pavuna a Estácio, como já acontece nos fins de semana e feriados. Os passageiros que desejarem chegar a uma das estações da Linha 1 deverão fazer a transferência na estação Estácio. Os ônibus Metrô Na Superfície, que saem das estações Botafogo e Ipanema/General Osório em direção à Gávea, funcionarão seguindo o horário das Linhas 1 e 2. As linhas de integração expressas também adotam o mesmo esquema de horário do metrô no período, com exceção das linhas 634 A e 696 A (Nova América/Del Castilho para o Fundão) que não circulam nos feriados e fins de semana.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos