Prefeito do Rio inaugura a Clínica da Família Jamil Haddad em Santa Cruz

Créditos à PMRJ

O prefeito Eduardo Paes inaugurou na manhã de hoje, dia 5, a Clínica da Família Jamil Haddad, na comunidade Palmares, em Santa Cruz. Essa é a oitava unidade na Área de Planejamento 5.3, que abrange os bairros de Santa Cruz, Sepetiba e Paciência, e a quarta localizada em Santa Cruz. Cerca de 20 mil pessoas da região serão beneficiadas com cinco equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e três de Saúde Bucal nesta nova clínica.

Acompanhado do secretário nacional de Vigilância em Saúde, Gerson Penna, do representante do Ministério da Saúde no Rio, Oscar Berro, do subprefeito da Zona Oeste, Edimar Teixeira e do presidente da RioUrbe (Empresa Municipal de Urbanização), Marco Antônio Almeida, o prefeito Eduardo Paes discursou sobre a importância de investir na área de Saúde.

“Todo domingo continuaremos a inaugurar uma clínica como essa. Há 25, 30 anos, não se fazia nada novo nessa área de vocês (Zona Oeste) na Saúde. Para vocês terem uma ideia, a constituição obriga os governantes a investirem 15%, no mínimo, das suas receitas em Saúde. Esse ano, já vamos para 20%”, disse Paes.

As obras da Clínica da Família Jamil Haddad foram realizadas pela RioUrbe, com o investimento de R$2,5 milhões. A unidade contará com 10 consultórios, sala de ultrassom, sala de raios-x, sala de observação clínica com três leitos, sala de procedimentos, sala de curativos, sala de imunização, sala de coleta, sala de reunião, sala dos profissionais, auditório, sala de saúde bucal, farmácia e almoxarifado.

Serão oferecidos os serviços de consultas individuais e coletivas, visita domiciliar, saúde bucal, vacinação, pré-natal, planejamento familiar, exames de raios-x, exames laboratoriais (sangue, urina e fezes), ultrassonografia, curativos, vigilância em saúde, teste do pezinho, tratamento e acompanhamento médico de pacientes diabéticos, hipertensos e outras doenças.

O prefeito Eduardo Paes explicou aos moradores da região presentes na cerimônia de inauguração o que é a clínica da família, que faz parte do programa Saúde Presente, com um modelo de atenção personalizado e focado na prevenção e na promoção da saúde.

“Essa clínica é para trabalharmos a prevenção. É para não ficarmos doente. Quem tem pressão alta, diabetes, isso tudo pode ser tratado aqui. Vocês vão ver a dignidade quando conhecerem a clínica. Nesse programa de atenção básica no Rio de Janeiro, de todas as capitais do Brasil, éramos o último. Só 3,5% da população era atendida por esse programa. Em um ano e meio nós já fomos para 13% de cobertura desse programa. Estamos começando a recuperar a situação da saúde no Rio”, destacou Paes.

O nome dessa clínica da família é uma homenagem ao médico Jamil Haddad, que já foi prefeito do Rio e ministro da Saúde, onde ampliou a abrangência do Sistema Único de Saúde.

A Clínica da Família Jamil Haddad, localizada na Rua João Soldado, s/n, na comunidade de Palmares, funcionará de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 12h.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR