Governo lança campanha para a Semana Nacional do Trânsito

Por Daniel Capella

Foi lançada nesta sexta-feira (3/9) a campanha do Governo Federal para a Semana Nacional do Trânsito. As peças publicitárias começarão a ser veiculadas neste domingo (5/9). O tema da campanha deste ano – cujo slogan é “segurança no banco de trás evita acidentes fatais” – é a conscientização para o uso de cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças. Estiveram presentes na coletiva de imprensa o ministro das Cidades, Marcio Fortes, o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, o diretor de Registro de Veículos do Detran-RJ, Morvan Cotrin, e o coordenador de Estatística do Denatran, Roberto Craveiro.

Segundo Marcio Fortes, o objetivo da campanha é fiscalização com conscientização.

- Estatística tem muito por aí. Uns dizem que só 10% usam cinto, outros dizem que é 30%, outros “x” que morrem. Pra mim interessa o seguinte: morreu um que não estava usando cinto é o que vale. Já é tragédia para aquela família – disse o ministro.

Marcio Fortes também atentou ao fato de que o cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros de veículos automotores, como consta na Resolução Nº 14 do Contran.

- A resolução diz que é para usar o cinto e não que ele só precisa ser usado no banco da frente – disse o ministro.
Entrevista coletiva com o Presidente do DETRAN, Fernando Avelino e o Ministro Márcio Fortes para o lançamento da Campanha Nacional de Trânsito. 

Com o dinheiro arrecadado com multas foi possível criar mais campanhas de conscientização e mantê-las por mais tempo, segundo Marcio Fortes. Em 2009, o Detran arrecadou cerca de R$ 120 milhões em multas. Segundo Marcio Fortes, esse foi o primeiro orçamento “robusto” arrecadado com multas e tornou possível uma campanha durante todo o ano. O ministro também diz apostar em mensagens mais marcantes como uma veiculada este ano, durante o período de férias de Julho, e citada pelo próprio durante o evento – “Tire férias, não tire vidas”.

Em seguida foram exibidas as propagandas para televisão, os spots para rádio e as peças destinadas à mídia impressa. As propagandas dão ênfase aos dois temas principais da Semana Nacional de Trânsito – importância do uso de cinto de segurança também no banco de trás do veículo e das cadeirinhas para crianças.

Além destas peças também foram desenvolvidas outras formas de propaganda, que foram apresentadas na coletiva. A campanha contará com protetores de cinto de segurança e de encosto de poltrona em táxis, displays em postos de gasolina, cartazes em banheiros masculinos e busdoors, todos com os slogans da campanha.

Durante o evento, o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, citou que está sendo feito um trabalho de educação no trânsito e curso de inglês com taxistas, que utilizarão as peças da campanha da Semana Nacional de Trânsito.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

Covid-19: vacinação em São Pedro da Aldeia continua disponível para os cidadãos acima de 12 anos