Governo lança campanha para a Semana Nacional do Trânsito

Por Daniel Capella

Foi lançada nesta sexta-feira (3/9) a campanha do Governo Federal para a Semana Nacional do Trânsito. As peças publicitárias começarão a ser veiculadas neste domingo (5/9). O tema da campanha deste ano – cujo slogan é “segurança no banco de trás evita acidentes fatais” – é a conscientização para o uso de cinto de segurança e das cadeirinhas para crianças. Estiveram presentes na coletiva de imprensa o ministro das Cidades, Marcio Fortes, o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, o diretor de Registro de Veículos do Detran-RJ, Morvan Cotrin, e o coordenador de Estatística do Denatran, Roberto Craveiro.

Segundo Marcio Fortes, o objetivo da campanha é fiscalização com conscientização.

- Estatística tem muito por aí. Uns dizem que só 10% usam cinto, outros dizem que é 30%, outros “x” que morrem. Pra mim interessa o seguinte: morreu um que não estava usando cinto é o que vale. Já é tragédia para aquela família – disse o ministro.

Marcio Fortes também atentou ao fato de que o cinto de segurança é obrigatório para todos os passageiros de veículos automotores, como consta na Resolução Nº 14 do Contran.

- A resolução diz que é para usar o cinto e não que ele só precisa ser usado no banco da frente – disse o ministro.
Entrevista coletiva com o Presidente do DETRAN, Fernando Avelino e o Ministro Márcio Fortes para o lançamento da Campanha Nacional de Trânsito. 

Com o dinheiro arrecadado com multas foi possível criar mais campanhas de conscientização e mantê-las por mais tempo, segundo Marcio Fortes. Em 2009, o Detran arrecadou cerca de R$ 120 milhões em multas. Segundo Marcio Fortes, esse foi o primeiro orçamento “robusto” arrecadado com multas e tornou possível uma campanha durante todo o ano. O ministro também diz apostar em mensagens mais marcantes como uma veiculada este ano, durante o período de férias de Julho, e citada pelo próprio durante o evento – “Tire férias, não tire vidas”.

Em seguida foram exibidas as propagandas para televisão, os spots para rádio e as peças destinadas à mídia impressa. As propagandas dão ênfase aos dois temas principais da Semana Nacional de Trânsito – importância do uso de cinto de segurança também no banco de trás do veículo e das cadeirinhas para crianças.

Além destas peças também foram desenvolvidas outras formas de propaganda, que foram apresentadas na coletiva. A campanha contará com protetores de cinto de segurança e de encosto de poltrona em táxis, displays em postos de gasolina, cartazes em banheiros masculinos e busdoors, todos com os slogans da campanha.

Durante o evento, o presidente do Detran-RJ, Fernando Avelino, citou que está sendo feito um trabalho de educação no trânsito e curso de inglês com taxistas, que utilizarão as peças da campanha da Semana Nacional de Trânsito.

0 comentários:

below feature ads

Conferência e eventos