domingo, 5 de setembro de 2010

Aumenta a procura por acervo digitalizado no Arquivo Público

Créditos à subsecretaria de comunicação social

A procura por acervo de arquivos digitalizados vem crescendo no Rio de Janeiro. Segundo dados do Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro, no ano passado foram registradas 4.075 solicitações de arquivo digitais, o que representa um aumento de 75,2% na demanda, em relação ao ano de 2008. A maioria destes documentos é relacionada à história da sociedade fluminense e a fatos marcantes ocorridos desde o tempo da Presidência da Província no século XVIII.

O diretor-geral do Arquivo Público do Rio de Janeiro, Paulo Klauss, em entrevista à Rádio Roquette-Pinto FM, disse que há dois anos foi constituído um laboratório de digitalização de documentos, com o apoio da Faperj. Além disso, falou sobre o acervo, que possui fotos antigas do interior do estado e da capital. Entre elas, estão fotos da construção do Porto do Rio, que em 2010 completa 100 anos.

– São fotos importantes, que guardam a memória da construção do porto do Rio de Janeiro – disse o diretor-geral.

O Arquivo Público do Estado do Rio de Janeiro fica na Praia de Botafogo, 480 e atende ao público todos os dias das 9h às 17h. O pesquisador interessado deve se apresentar na sala de consulta. Para ter acesso ao arquivo, basta fazer um cadastro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário