Rio 2016 dá início à fase final da escolha da marca

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio 2016 iniciou nesta quarta-feira (23) à final do processo que escolherá a empresa responsável por criar a marca oficial dos Jogos do Rio. O nome da vencedora será divulgado em setembro. Depois de passarem por três fases e deixarem para trás mais de 130 concorrentes, as empresas Brainbox Design (PR), Dupla Design (RJ), Future Brand (SP), Gad Design (SP), Soter Design (RJ), Studio Lúmen (PR), Tátil Design (RJ) e Vinte Zero Um (RJ) terão até o dia 4 de agosto para apresentar suas propostas de logomarca.

Para inspirar os finalistas, o Comitê Rio 2016 entrou no clima do Dia Olímpico reunindo no briefing técnico, realizado nesta quarta (23), três palestrantes com grande ligação com os Jogos. Medalha de bronze em Pequim 2008, a velejadora Isabel Swan falou sobre sua experiência como atleta olímpica. Brad Copeland, designer gráfico e consultor do Comitê Olímpico Internacional para identidade visual dos Jogos, explicou os desdobramentos criativos da marca olímpica. Já Theodora Mantzaris apresentou o case do Programa de Marca dos Jogos de Atenas 2004, do qual foi Diretora de Design.

Após as palestras, Beth Lula, gerente de marca do Comitê Rio 2016, apresentou o conceito dos Jogos Rio 2016 e o briefing com as especificações técnicas do material que deverá ser apresentado pelas agências.

“Foi um trabalho difícil apontar as oito finalistas, pois o nível das empresas inscritas foi excelente. Teremos uma marca de muito sucesso, que vai entrar para a história do Movimento Olímpico e do design brasileiro. Durante o briefing técnico, ressaltamos que a marca precisa refletir a cultura local, mas ao mesmo tempo ter alcance global; precisa ser alinhada com os valores olímpicos, evitar estereótipos e ser inspiradora para diversos públicos. Além disso, deve refletir os conceitos de paixão e transformação do projeto Rio 2016”, explicou Beth Lula.

Escolhido para marcar o início da fase final do processo seletivo, o Dia Olímpico foi celebrado pela primeira vez em 1948. A data de 23 de junho remete à fundação do Comitê Olímpico Internacional (COI) pelo Barão Pierre de Cubertin, em 1894. No Brasil, a data coincide com o Dia Nacional do Esporte e o esforço dos atletas que já sonham com 2016 foi o exemplo citado pelo diretor geral do Comitê Rio 2016, Leonardo Gryner, no encerramento do briefing técnico.

“Os atletas que querem competir em 2016 já estão treinando hoje, seis anos antes. E eles enfrentarão todo tipo de dificuldade para estar nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Como organizadores do evento, não podemos oferecer nada menor que este esforço e comprometimento. Que esses atletas sirvam de inspiração no processo de elaboração da marca para que, no dia do anúncio do resultado final, a agência escolhida sinta como se estivesse recebendo uma medalha de ouro”, disse Gryner.

O processo seletivo para a escolha da empresa responsável pela criação da marca Rio 2016 começou em abril, quando 139 empresas se inscreveram para participar do briefing inicial. Destas, 86 apresentaram os documentos de habilitação e qualificação técnica solicitados na segunda fase. Após análise da equipe do Comitê Rio 2016, 24 foram selecionadas para participar das entrevistas individuais, que definiram as oito empresas finalistas.

As empresas finalistas receberão um pro labore no valor de R$ 10 mil. Serão avaliados Conceito, Originalidade, Criatividade e Aplicabilidade das propostas criativas de marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016. Todas as finalistas receberão um diploma de participação como forma de homenagem pela contribuição no processo seletivo.

A Comissão Julgadora será multidisciplinar e formada por até 15 membros reconhecidos nacional e internacionalmente, como previsto no edital. Os integrantes serão selecionados pelo Comitê Organizador Rio 2016 por sua experiência na criação e aprovação de programas de marcas ou por seu destaque no Movimento Olímpico internacional. A empresa vencedora receberá o valor adicional de R$ 40 mil pela criação da marca e assinará contrato de seis meses, com possibilidade de renovação, com o Comitê Rio 2016 para prestação de serviços de design. Além do reconhecimento internacional, a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016 terá exposição pelos próximos seis anos e será eternizada nas futuras imagens dos Jogos Rio 2016, transmitidas a bilhões de espectadores em todo o mundo.

Créditos à Agência Rio de Notícias

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Moradores do Bairro Carioca II ganham mais 180 apartamentos

CEDERJ DIVULGA RESULTADO DO REQUERIMENTO DE ISENÇÃO PARA O VESTIBULAR